Olá pessoas, fiquei esse bom tempo sem postar devido à falta de tempo, revisões e tudo mais complicaram meu horário, mas agora estou de férias e vou ter um tempo extra para poder postar. Hoje vou falar sobre Radicalismo, no caso vou falar no radicalismo musical.
Quase sempre quando estou conversando com alguém sobre música, caímos no velho debate de: “Música boa é música antiga, a geração atual está corrompida”. Eu não concordo com esse pensamento - não nego o fato que a indústria cultural patrocina muita futilidade, entretanto isso não é em todos os casos – Muita música de qualidade é produzida hoje em dia.
E aqui entra o radicalismo conservador, os conhecidos “old-school”, que AFIRMAM que música de qualidade é música antes da modinha Emo eclodir (Eu fico imaginando o quão “bolha” uma pessoa tem que ser para acreditar que só se produz um tipo de música por geração). Vou usar um exemplo clássico: uma pessoa que ouve Heavy Metal; para ela Iron Maiden é a única banda que presta, o detalhe é que você apresenta para o ser uma banda que possui Grammy e Emmy é você é mal olhado. Como se você fosse um “traidor” que não gosta do velho.
A efemeridade da música não é levada em conta; a descoberta de novas vertentes ou de novas bandas é visto como algo condenável. “Você não pode ouvir os novos, eles são modinhas e merecem a morte”. Qualé?! Pra que ter esse preconceito? Muitas bandas de hoje são infinitamente superiores aos “pais e mães” dos gêneros musicais, e merecem o devido valor, igualmente foi feito com as primeiras.
Se você é uma dessas pessoas que acham que o seu gosto musical é superior, ou se você acha que tudo que está na moda é um lixo; procure motivos pelo qual seu gosto é superior que os outros. Gosto é subjetivo, você não tem como afirmar isso.
Não vou falar sobre preconceito musical só gostaria de fazer esse adendo. Preconceito é uma total besteira sendo esse preconceito com QUALQUER gênero. Qualquer pessoa pode ouvir a qualquer música, sendo essa música erudita ou de massa; o importante é saber o que você ouve, e porque você ouve.
Quero deixar claro que essa é a minha opinião, ou parte dela, sobre esse assunto. Não estou dizendo que isso seja verdade ou exemplo a ser seguido, não acho que você esteja errado em ser assim (caso seja), só acho que devemos respeitar os gostos dos outros e isso deve ser feito de maneira recíproca.
Até o próximo post =)
Gosto é que nem mão, tem gente que tem e tem gente que não tem.
ResponderExcluirrolleyes.