1 de jul. de 2010

A cultura da copa

Olá pessoal. Quanto tempo em!?Como andam assistindo os jogos da copa?Venho tratar de um assunto muito importante para a copa e ao futuro delas...
Vuvuzelas.
Por favor, parem e pensem! Qual o sentido delas? O que leva alguém a criar isto?

Alguns dizem que ela veio de Moçambique de algo chamado xipalapala. Aí vão trechos de poemas do José Caveirinha, pela pouca leitura que tive não posso afirmar nada com certeza, mas é considerado como o poeta mais significativo para a África lusófona.

"Xigubo estremece terra do mato
e negros fundem-se ao sopro da xipalapala
e negrinhos de peitos nus na sua cadência
levantam os braços para o lume da irmã lua
e dançam as danças do tempo da guerra
das velhas tribos da margem do rio."
Xigubo - José Caveirinha

"Xipalapala está chamar
oh, sangue de minha Mãe
xigubo vai começar
xigubo vai rebentar
e xipalapala está chamar sangue de minha Mãe! "

"[...]xipalapala está chamar alma de minha Mãe! [...]"
"[...] e xipalapala vai cruzar os caminhos do rio e do mar [...]"

Sangue da minha mãe - José Caveirinha

"E o som da xipalapala exprime
os caninos amarelos das quizumbas ainda
mordendo agudas glandes intumescidas de África
antes da circuncisão ébria dos tambores incandescentes
da nossa maior Lua Nova."

Hino à minha terra - José Caveirinha


Xipalala, como o próprio nome aparenta, é algo que vem do Pala Pala. Mas o que é Pala Pala? Um animal quadrúpede, de longos chifres que chegam muitas vezes a ameaçar leões nas savanas africanas. Voltando ao xipalapala, é uma aparente 'corneta' feita com o chifre deste animal. Como foi mostrado nos fragmentos dos poemas, aparentemente usado pelo chefe da tribo para convocar reuniões para decisões, ou evocar a população para pronunciamentos. Isto muito se assemelha aos "Corneteiros do Rei", sobretudo, na idade média.

Foto de um caçador de Pala Pala.

Outros, afirmam que a 'original' vuvuzela veio de uma religião ou igreja chamada Shembe, originalmente eram feitas de madeira e depois passaram a ser de metal. Medem cerca de 1 metro de comprimento, pelo que me aparenta, era usado em rituais religiosos com a sua simbologia. No vídeo seguinte, podemos testemunhas um destes eventos: http://cnn.com/video/?/video/world/2010/06/17/vuvuzela.original.version.cnn Vale lembra que, os 'líderes' Shembe, querem que os fabricantes e vendedores das vuvuzelas lembrem seus compradores que elas eram originárias da fé Shembe, não sendo assim, um produto feito para a copa do mundo.

Particularmente, ficando no puro 'achismo', a xipalapala veio antes nas tribos primárias usando os chifres do pala pala e depois foi passado para a cultura Shembe, com as 'vuvuzelas', desta vez de madeira, para posteriormente, serem de metal e, atualmente, de plástico. Lembrando, que isto é mera hipótese.

Ótimo, agora posso retornar ao assunto fundamental. O que estão fazendo com as vuvuzelas hoje? Na minha humilde opinião, serve apenas para atazanar, incomodar, enraivecer, ensurdecer, quem está ao seu redor. Há momentos em que nem os jogadores do campo conseguem ouvir o apito do juiz, sem contar que abafam o som dos gritos de torcida, que para mim, incontestávelmente, é uma das melhores e mais belas ações dos torcedores. Perde-se toda a vivacidade da torcida, entre gritos, expressões de raiva, choros, para colocar uníssono desordenado e embrutecedor. Se as vuvuzelas fossem usadas ordenadamente, assim como é a entrada no estádio, o futebol, a escola, a sociedade, até mesmo - sabe-se lá quem você seja - a sua casa, aí seria algo que ajudaria no jogo como um todo. Assim como são os instrumentos de percussão usados para coordenar a torcida.

Faço das minhas palavras as do Connecticut Hartford: "There is no clear etymology for the word vuvuzela, but my guess is it derives from the Latin "vuvu" (blood) and "zela" (issuing from both ears)." Traduzindo ao pé da letra, não há uma clara etimologia da palavra vuvuzela, mas meu palpite é que deriva do latim "vuvu" (sangue) e "zela" (emitido pelos ouvidos).

Provavelmente, chamar-me-ão de anti apreciador da cultura futebolística africana. Não, tudo bem se os africanos queiram incentivar seus jogadores, e também, apreciar o futebol desta maneira. Já que as duas origens da vuvuzela apontadas por mim, aqui, são africanas. Porém, espero, vigorosamente, que esta moda não venha para o Brasil. Continuemos com algumas canções na torcida, sem dúvida, é melhor!

É uma atitude de certo conservadorismo meu, mas, observe a desvalorização dos fundamentos da vuvuzela. Isto ocorre a cada momento em muitos outros exemplos. Não que isto não deva ocorrer, porém, faz-nos bem sempre saber para que foi criado cada objeto.

Claro, também gosto da vuvuzela para incomodar meus amigos. Não sou de extremo conservadorismo quanto a isto, quando quiser bancar uma de chato e importunar, farei e muito bem feito. Apenas não aprecio a forma desordenada e insuportável que está sendo usada nos jogos.

Por último, mais um comentador das vuvuzelas: "[...] Não há “expressão” das torcidas, e sim ruído em sua essência mais estúpida. Vamos falar claro: as vuvuzelas não são ícones de coisa nenhuma. Elas não passam de uma triste manifestação do uso deturpado de um brinquedinho idiota. Só atrapalham. " - Luís Antônio Giron, Editor da seção Mente Aberta de ÉPOCA.

Comentem! Espero que alguém faça-me arrepender de ter escrito isto.

PS. Em momento algum quis dizer que a cultura da copa se resumisse em vuvuzelas, mas a que irrompe ao ligarmos a TV, evidentemente, é ela.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://lusofonia.com.sapo.pt/craveirinha.htm
http://edition.cnn.com/2010/SPORT/football/06/17/world.cup.vuvuzela.africa/index.html
http://edition.cnn.com/2010/OPINION/06/15/rushin.vuvuzela.worldcup/index.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI147704-15230,00-TIREM+A+BOCA+DA+VUVUZELA.html
IDENTIDADE E CONSTRUÇÃO - Beatriz Santana e Edson Facco
AFRICANIDADE, POESIA E TRADUÇÃO - Mariana Kunesová

~S'

Outros textos meus, acessem: http://poetificar.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi Sau! então, li isso tudo e cheguei a conclusão que vuvuzelas, para mim, são o mesmo que para você, só com uma excessão: eu odeio elas sempre, independente de jogos ou só pra incomodar. rs
    Acho ainda, que além de atrapalharem sei lá, na vibração da torcida, atrapalham também a todos, uma vez que aquele barulho infernal penetra no tímpano com uma intensidade irritante e destruídora! DIHSAIUHDSAIUDH D:
    beeijo :*
    ah, bom post, BOM POST. xP

    ResponderExcluir

Antes de Comentar:

1º: Comentários do tipo: "FIRST ; FILMA EU GALVÃO!!" serão deletados e quem os fez será convidado a não comentar novamente.

2º: Ninguém é obrigado a decifrar o que você escreve, tente manter um padrão de linguagem.

3º: Qualquer comentário será bem-vindo desde que o mesmo não seja ofensivo para os integrantes desse blog.

4º: Expresse sua opinião, ela é muito importante para nós.