28 de mai. de 2010

Imposto sobre Jogos



Hoje fiquei sabendo que minha encomenda(Jogo Final Fantasy XIII) retornou para a loja. Até ai nenhum problema, tirando o fato que ele foi despachado dia 15 de MARÇO, e hoje (28 de MAIO) eu fiquei sabendo que retornou, consegui fazer o pedido de reentrega, mas que esses britânicos são umas bichas frescas são (15 minutos pra fazer o e-mail nos moldes dos caras...). Devido a isso meu lado gamer resolveu fazer um post sobre, Imposto sobre jogos no Brasil.



Primeiro vou falar de porcentagem, jogos são o segundo produto com a MAIOR carga tributária no Brasil – perdendo apenas para perfumes, que equivale a 78% - são absurdos 72%. Esse imposto ridiculamente alto além de incentivar a pirataria (Os grandes exemplos são o PlayStation 2 e o Xbox 360), acabam por forçar os consumidores a importar os jogos.

Qualquer pessoa que tenha um PlayStation 3, por questão de gostar ou não, é obrigado a comprar os originais (em algum outro post eu comento sobre a minha opinião acerca de desbloqueio do PS3). Por isso vou falar sobre os valores referentes ao PS3 (que não mudam muito em relação ao Xbox).

Um jogo de PS3 no Brasil, na loja da Sony, custa em média R$200,00 um lançamento. Detalhe, a loja teve um reajuste no final do ano passado, antes era uma média de R$300,00. Você deve pensar “Porra, é muito caro essa bosta”, calma que agora você vai ver a diferença entre os lugares.

No Paraguai (Hola chicas) um Lançamento custa em média US$65,00, com o dólar cotado em 1.85 lulas, da um valor de R$120,00. Oitenta de diferença, se você não achar um Xirú fazendo promoção.

Nas Gringolândias por ai a fora o valor muda mais ainda. Nos EUA, a média de um lançamento é US$50,00 (92 lulas), o problema é o despache caso você compre lá, os estadunidenses são mais bichas lokas que os britânicos. Na Europa, em especial na Inglaterra, um lançamento sai por £40,00 (105 lulas, com a libra valendo 2.64 reais). Na Europa vale mais a pena as promoções, você pega jogos mais “antigos” numa faixa de 10-15 libras, quase de graça.


O jogo pelo qual comprei meu PS3 (em 2006, e o jogo saiu esse ano, FAIL pra mim)

Agora me diz, é justo o valor dos jogos no Brasil? Nem fodendo! Não é difícil entender porque os consoles que tem a possibilidade de desbloqueio fazem muito mais sucesso no Brasil. Se você é a favor da redução do imposto sobre Jogos, vou deixar o link, do protesto que você pode assinar e ajudar essa campanha, no final do post.

Resumo: Jogos são o segundo produto mais tributado em território brasileiro. A diferença por jogo entre Brasil e nosso vizinho Paraguai é absurda. Ajude a diminuir esse imposto, assinando o protesto abaixo.

Você pode não ser um fã de jogos, mas tem que admitir que o valor que cobram é inaceitável.

Gostou? Odiou? Achou interessante? Quer matar alguém? Então comente =)


Link do abaixo assinado: http://www.impostojustoparavideogames.com.br/

2 comentários:

  1. quero mata algm, esses filho da **** fazem o jogo ficar caro no brasil com esse imposto de merda

    ResponderExcluir

Antes de Comentar:

1º: Comentários do tipo: "FIRST ; FILMA EU GALVÃO!!" serão deletados e quem os fez será convidado a não comentar novamente.

2º: Ninguém é obrigado a decifrar o que você escreve, tente manter um padrão de linguagem.

3º: Qualquer comentário será bem-vindo desde que o mesmo não seja ofensivo para os integrantes desse blog.

4º: Expresse sua opinião, ela é muito importante para nós.